01
Ago 10

Será que os adolescentes têm interesse por assuntos como eleições, candidatos, título de eleitor, propostas políticas?

No Brasil, o adolescente com 16 anos completos tem a possibilidade de participar formalmente da escolha de seus representantes políticos através do voto direto (facultativo dos 16 aos 18 anos). Mas poucos jovens ainda desfrutam desse direito. Afinal, por que eles não têm exercido o direito de voto?

Acredito que a maioria dos adolescentes reconhece a importância e a influência da política em suas vidas, mas, por outro lado, desacredita nas instituições e partidos políticos. Para grande parte deles, a política é algo distante. A forma de se fazer política no país acaba gerando nos adolescentes indiferença ou aversão, pois não conseguem se reconhecer no processo.

Os votantes tendem a deslocar a visão da política para a figura do sujeito político e para as instituições e o que ocorre é uma grande desilusão. Além da descrença nos partidos políticos, outro fator que explica o desinteresse dos adolescentes pela política é o fator temporal. Os jovens, por característica, são imediatistas, e os acontecimentos políticos ocorrem em diferentes tempos. Eles querem mudanças e, para que elas aconteçam, necessitam confiar em seus governantes, desejam políticos responsáveis e honestos que os ouçam e acabem com a corrupção.

É importante que os adolescentes percebam que os bons políticos também existem e que a inserção do jovem na política é de extrema importância para renovar quadros, trazer novas ideias e construir um novo caminho.

Espera-se que eles compreendam que sua participação no processo eleitoral é fundamental para legitimar o exercício da cidadania. É necessário que reconheçam no voto uma poderosa arma, pois só assim poderão utilizá-la como instrumento na construção de um mundo melhor.

As eleições de outubro estão aí, oferecendo-lhes uma boa oportunidade de transformá-los em protagonistas da história.

Sumaia Fuchs Curço

publicado por profdbio às 15:58
|  O que é? | favorito
Agosto 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
13
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
30
31
RSS
Posts mais comentados
mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
últ. comentários
karakas o kara quer virar um elefante
kkkkkkkkkkkkkk
cadÊ o post???
O assunto esta muito interessante, fez com que eu ...
sorte que esse e um blog de escola se não ia xinga...
A pessoa que faz isso é muito burra! Não precisa d...
nossa imagino que os "fortinhos"lá da escola dever...
Essa é mais uma daquelas pegadinhas de professor.....
hehehehe...ficou foda essa!
Cara...eu acho que cada país...deveria criar uma c...
blogs SAPO