11
Jul 10

 

O vestibular é mais do que uma prova que você irá fazer no final do ano. Todos os estudantes que obtém sucesso neste processo, não apenas estudaram, mas criaram hábitos de estudos que lhes ajudaram a ter um bom aproveitamento e compreensão das matérias.

Um atleta olímpico precisa de muita preparação e treino para poder disputar uma medalha. Ele não somente treina, se exercita, descansa e se alimenta corretamente, mas faz isso todos os dias.

O que o torna um grande atleta não é o fato dele se dedicar esporadicamente ou algumas vezes treinar muito, mas sim manter uma regularidade em seu treino, com disciplina e hábitos efetivos para obter um resultado efetivo.

Para um vestibulando não é diferente. Não adianta nada estudar muito durante um mês inteiro e pouco no outro. É preciso haver regularidade, estudar o suficiente todos os dias. Grande parte dos estudantes aprovados nos mais concorridos vestibulares não estudou muito somente durante alguns meses ou perto do vestibular, mas estudavam um pouco, todos os dias, durante todo 2° grau.

Quando perguntado para uma estudante, que havia obtido uma das primeiras classificações na concorrida faculdade de medicina da USP, o quanto ela havia estudo para passar no vestibular, sua resposta surpreendeu a muitos: “Uma hora por dia”. Mas foi uma hora por dia desde a quinta série.

Portanto, mais do que estudar muito, você precisa criar o hábito de estudar se quiser ser bem sucedido nesta importante etapa da sua vida.

Tente desenvolver os seguintes hábitos:

1- Assuma a responsabilidade do VESTIBULAR.

Reconheça que o vestibular é uma grande responsabilidade e que para você obter sucesso será necessário tomar algumas decisões sobre suas prioridades, organize seu tempo e concentre-se nos estudos.

2- Concentre-se em seus valores.

Não deixe que seus amigos e familiares interfiram no que considera importante e na carreira que escolheu.

3- Estabeleça suas prioridades.

Concentre-se em sua prioridade e não deixe que os outros interesses o desviem de sua meta.

4- Descubra sua produtividade.
Descubra em que horário você é mais produtivo, de manhã, à tarde ou à noite. Algumas pessoas memorizam melhor pela manhã, outras têm um melhor desempenho à noite depois do jantar.

5- Descubra um bom lugar.
Descubra um lugar onde você fique mais concentrado em silêncio e onde você não se distraia. Se for estudar em casa fuja da tv e do rádio e não vá à cozinha toda hora,estabeleça horários para comer, não deixe que a cada minuto pessoas venham falar com você ou lhe pedir algo. Tranqüilidade é fundamental.

6- Não fuja dos exercícios.

Estudar além do horário de aula é mais importante do que você imagina, priorize os exercícios mais difíceis, se não conseguir resolvê-los peça explicação ao professor.

7- Considere-se um vencedor.
Tente estudar o máximo que puder, mas passar na faculdade não é tão difícil quanto parece, irá existir pressão de amigos e família, porém lembre-se que você é um privilegiado por ter a oportunidade de ingressar em uma faculdade, já que somente 12% dos jovens brasileiros alcançam o 3°grau.

Se não passar este ano não desanime, provavelmente você escolheu uma ótima e concorrida faculdade, sendo assim no próximo ano você estará bem mais preparado do que imagina.

8- Procure solucionar da melhor maneira possível seus problemas.

Por exemplo, se você não consegue entender Química por nada neste mundo, não adianta sair proclamando a todos que química é coisa de louco, concentre-se nesta matéria mais do que em qualquer outra, leia, releia, faça os exercícios, e procure professores, amigos ou um grupo de estudos para tirar suas dúvidas.

9- Não acumule

Não deixe para estudar depois do feriado ou fazer os exercícios de hoje junto com os de amanhã, tenha uma rotina e á siga rigorosamente. Acumular exercícios pode virar uma bola de neve e você só vai perceber quando não estiver entendendo mais a matéria.

10- É só por um ano!

Lembre-se, todo este esforço é só por um ano, depois você poderá voltar sair á noite, você não vai mais ouvir seus amigos: “você está estudando demais isso pode até fazer mal, vamos lá vai ser muito legal”, poderá viajar tranqüilo no meio do ano, curtir a família e namorar não vai ser mais um problema.

Mas o melhor de tudo é que você vai conhecer muitos amigos e pela primeira vez na vida vai estudar exatamente aquilo que escolheu!

Bom Vestibular.

publicado por profdbio às 14:43
|  O que é? | favorito
Julho 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
13
14
15
16
19
20
21
22
23
24
25
26
30
31
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

RSS
Posts mais comentados
mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
últ. comentários
karakas o kara quer virar um elefante
kkkkkkkkkkkkkk
cadÊ o post???
O assunto esta muito interessante, fez com que eu ...
sorte que esse e um blog de escola se não ia xinga...
A pessoa que faz isso é muito burra! Não precisa d...
nossa imagino que os "fortinhos"lá da escola dever...
Essa é mais uma daquelas pegadinhas de professor.....
hehehehe...ficou foda essa!
Cara...eu acho que cada país...deveria criar uma c...
blogs SAPO